top of page

Fazer Mais: A Urgência de Afirmar Nosso Valor

  • Foto do escritor: Alessandra Hartveld
    Alessandra Hartveld
  • 4 de mar.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de mar.


A necessidade silenciosa de provar nossa dignidade nos leva a agir de mil maneiras diferentes, principalmente impulsionados pela urgência de fazer mais.

Sem perceber, acabamos atropelando a vida, correndo atrás de uma linha de chegada invisível e inalcançável. Essa carga é uma experiência comum a todos nós e pode estar enraizada em um profundo sentimento de indignidade ou na percepção de que não somos merecedores, como se fôssemos intrinsecamente deficientes.


A realidade é que esse sentimento de inadequação nunca será superado por meio de trabalho excessivo ou de afazeres que apenas buscam aliviar esse desconforto interno de se sentir pouco merecedor. No fundo, esse conflito nasce de feridas profundas que precisam ser reconhecidas. Cuidar dessas feridas é essencial, e isso requer tempo, paciência e amor por nós mesmos.


Essa incessante busca por validação pode criar um ciclo vicioso, no qual nossa autoestima se torna diretamente dependente da nossa capacidade de realizar tarefas, em vez de se basear em quem realmente somos. Tornamo-nos escravizados por obrigações, frequentemente esquecendo que nosso valor intrínseco não é medido pela quantidade de trabalho que desempenhamos, mas sim pela nossa autenticidade, emoções e relacionamentos.


É fundamental resgatar a conexão com essas experiências, permitindo que o descanso e a reflexão façam parte de nossas rotinas. Lembremos que ser suficiente é um estado de espírito que não exige confirmação externa constante. Somente ao promover essa mudança de paradigma podemos começar a reconstruir uma imagem de nós mesmos que seja verdadeira, rica em valor e harmonia.


Pressa
Pressa

Alessandra é Psicóloga Junguiana, atende online.



 
 
 

Comentários


bottom of page