top of page

Entre Perdas e Ganhos: O Ciclo Infinito da Vida

  • Foto do escritor: Alessandra Hartveld
    Alessandra Hartveld
  • 21 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 20 de jan.

Na raiz de todos os medos, está o temor da perda. É por isso que as mudanças nos parecem tão assustadoras; elas desestabilizam nossas vidas e nos privam do que já consideramos seguro. Mas como podemos lidar com a vida se nada é definitivo?



Ciclos

A autora Leslie Temple no livro " O Casamento do Espírito" diz que essa perspectiva é limitada. Ela argumenta que a perda é apenas uma “impressão” que nos horroriza, uma vez que estamos condicionados e acorrentados à polaridade entre perda e ganho. Diante dessa insegurança, buscamos um ganho permanente, o que nos leva a adotar uma postura muito oportunista. Frequentemente, somos guiados pela crença de que o desconhecido traz perigo, dano e morte, transformando-nos em vítimas das circunstâncias que nos cercam.

Entretanto, Temple ressalta que só conseguimos perceber que a mudança nos impulsiona em direção à expansão quando aprendemos a relaxar atrás dessa polaridade que nos divide. Ao nos posicionarmos como testemunhas, buscando a neutralidade, conseguimos observar o cenário de forma mais ampla. Nesse estado, experimentamos uma sensação de quietude, liberdade e confiança diante das inevitáveis transformações da vida.



Sobre a autora: Alessandra Hartveld é Psicologa Junguiana, atende presencialmente em Hong Kong e online para outras localidades.

Comments


bottom of page